Mohammed Salim, descalço no Celtic Park

Foi o primeiro futebolista indiano a jogar na Europa, apenas dois jogos pela equipa de reservas do gigante escocês. Mas o suficiente para entrar na história.

Foto
Salim com a camisola do Celtic de Glasgow DR

Segundo as leis do jogo, as chuteiras são obrigatórias numa partida de futebol, tal como uma camisola (com mangas, não pode ser como aquele top dos Camarões em 2002), calções, meias e caneleiras. Se um jogador perder acidentalmente as chuteiras durante um jogo, está obrigado a voltar a calçar-se na primeira interrupção. Mas pode, essencialmente, fazer tudo enquanto estiver descalço, manter a posse de bola, fazer passes e marcar golos. Era assim que jogava Mohammed Salim durante 90 minutos porque era assim que tinha aprendido a jogar numa Índia ainda sob a alçada da coroa britânica. E foi assim, descalço e com os pés enrolados em ligaduras, que jogou durante um piscar de olhos, quando se tornou no primeiro indiano a jogar no futebol europeu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar