PGR confirma inquérito-crime à gestão da Direcção-Geral de Recursos da Defesa. Presidente da Empordef terminou mandato em 2021

Ministério Público não adianta mais informações sobre a constituição de arguidos ou os alegados crimes em causa na ultrapassagem dos gastos nas obras do Hospital Militar de Belém, que atingiu custos de 3,2 milhões de euros.

Foto
Hospital Militar de Belém sofreu obras de remodelação em 2020 para ser convertido num centro covid-19 Rui Gaudêncio

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou esta quinta-feira a existência de um inquérito-crime à gestão da Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) durante a liderança de Alberto Coelho, que passou, entretanto, para a ETI - Empordef, uma empresa tutelada pelo Estado.

“Confirma-se apenas a existência de inquérito, o qual se encontra sujeito a segredo de justiça”, esclareceu a PGR, em resposta enviada à Lusa.

Contudo, o Ministério Público (MP) não adiantou mais informações sobre a constituição de arguidos ou os alegados crimes em causa, depois de a revista Visão ter revelado esta quinta-feira a existência de suspeitas de corrupção na DGRDN, enquanto Alberto Coelho esteve à frente daquele organismo.

A publicação refere que em causa podem estar crimes de peculato, participação económica em negócio e corrupção, que estão a ser investigados, desde 2018, pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP).

Alberto Coelho pediu aposentação

Alberto Coelho deixou já a DGRDN e foi escolhido em Fevereiro de 2021 para presidir à ETI - Empordef Tecnologias de Informação, já depois de o seu nome estar envolvido em polémica, devido à ultrapassagem dos gastos nas obras do Hospital Militar de Belém, que em 2020 sofreu obras de remodelação para ser convertido num centro covid-19. O orçamento apontava gastos de 750 mil euros, mas o custo final atingiu os 3,2 milhões de euros.

Já esta quinta-feira, em resposta a perguntas da Lusa, o ministério da Defesa Nacional referiu que Alberto Coelho, eleito em Assembleia Geral realizada em 8 de Junho de 2021, terminou o mandato à frente da ETI - Empordef Tecnologias de Informação “em 31 de Dezembro de 2021, mantendo-se os membros em funções, como é prática corrente, até que seja marcada Assembleia Geral electiva”.

De acordo com o Ministério da Defesa, “o próprio informou o accionista da ETI que atingiu este ano a idade de reforma e que pretende solicitar a aposentação, nos termos da lei”.

No início do mês, o Tribunal de Contas confirmou também à agência Lusa, depois de uma notícia avançada pela TSF, que Alberto Coelho é alvo de um procedimento por eventual infracção financeira relacionada com a derrapagem no custo das obras de requalificação do antigo Hospital Militar de Belém, em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar