Procuram-se voluntários para pintar muro de quatro quilómetros em Lisboa — que é também um projecto de integração

Projecto Alfa Bravo procura, em apenas um dia, transformar muro de 3,8 quilómetros na Avenida Infante D. Henrique, em Lisboa, numa das maiores obras de arte pública do país. Iniciativa procura integrar pessoas em situação de sem-abrigo na zona de Santa Apolónia. São necessários 150 voluntários.

Foto
Muro construído na década de 90 terá agora novas cores Alfa Bravo

O desafio está lançado: transformar um muro de 3,8 quilómetros na Avenida Infante D. Henrique, em Lisboa, numa das maiores obras de arte pública do país — em apenas um dia.

O mote é do projecto Alfa Bravo – “Vem pintar Lisboa connosco” e irá decorrer no dia 15 de Maio, entre as 9h00 e as 18h00. Projectado por Troufa Real e edificado a propósito da realização da Expo'98, o muro, que tem como simbologia o mar (apresenta um movimento ondulatório estrutural), mantém-se como uma das principais referências na ligação entre o centro de Lisboa e a zona Oriental da cidade.

Mas esta é uma iniciativa que não se resume apenas à questão artística. Através de comunicado, o projecto Alfa Bravo explica que o objectivo da actividade passa também por ajudar a “integrar pessoas em situação de sem-abrigo” que se refugiam junto ao viaduto de Santa Apolónia. Um local que recentemente esteve sob os holofotes devido ao caso do bebé recém-nascido encontrado num caixote do lixo.

“Na longa pesquisa para este projecto, a permanência de pessoas em situação de sem-abrigo residindo junto ao muro foi uma realidade com que, inevitavelmente, nos deparámos. Se por um lado se tornou mais clara a esfera de invisibilidade que, teimosamente, rodeia estas pessoas, por outro, tomámos contacto com o empenhado trabalho feito por equipas multidisciplinares para as acompanhar no caminho para vivências mais seguras, autónomas e saudáveis. Através de uma parceria com o NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lisboa, Alfa Bravo incluirá a participação remunerada de um grupo de 30 pessoas em situação de sem-abrigo, a nossa modesta contribuição no sentido de dar visibilidade ao combate diário contra a vulnerabilidade, o isolamento e a indiferença”, explicam os responsáveis do projecto no seu site.

Foto
Espaço total de intervenção do projecto, entre Santa Apolónia (zona vermelha) e o Braço de Prata (zona verde). Alfa Bravo

Mas para que seja possível concluir a pintura num único dia, é necessário o contributo de 150 voluntários. E os promotores lançam um apelo a todos os que queiram participar. As inscrições podem ser realizadas através do site da Alfa Bravo até 8 de Maio.

O projecto artístico foi concebido por António Guimarães Ferreira. “Inspirado pelo movimento ondulatório estrutural do muro e consciente da temática em torno dos oceanos proposta pela Expo’98, o projecto Alfa Bravo utiliza as cores contrastantes presentes no Código Internacional de Navegação Marítima, criando uma régua cromática à escala urbana”, lê-se no site do projecto. O muro que conecta Santa Apolónia à zona do Braço de Prata é composto por 3276 blocos de cimento e atravessa quatro juntas de freguesia (S. Vicente, Penha de França, Beato e Marvila), sendo que para a sua pintura serão necessários mil litros de tinta.

Os voluntários serão divididos em grupos compostos por 10 a 15 elementos e por cada grupo existirá um coordenador, responsável por orientar as actividades. A Alfa Bravo aconselha os participantes a usar “roupa e calçado ‘velho’ e confortável”, tendo em conta a finalidade do trabalho.

Aos voluntários será disponibilizado “uma t-shirt, materiais de pintura, almoço e bebidas” e, após a conclusão do trabalho, será ainda entregue um certificado de participação.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar