Porto quer proibir venda de bebidas ao postigo para limitar consumo de álcool na rua após 21h

A zona da Movida do Porto passará a diferenciar-se em três zonas distintas: Núcleo da Movida, Zona Protegida e Zona de Contenção. Os espaços de dança poderão funcionar até às 4h ou até às 6h com autorização da autarquia.

Foto
PAULO PIMENTA

Quatro anos depois da última alteração ao Regulamento da Movida, a Câmara do Porto quer implementar nova mudança no documento a reboque do que considera serem as novas necessidades pós-pandemia. As queixas decorrentes da actividade nocturna da cidade já são antigas – muito antes de serem registados os primeiros casos de covid-19 em território nacional há pouco mais de dois anos -, mas só agora, na próxima segunda-feira, vão ser escrutinadas em reunião de câmara. Em causa estão questões como a venda de bebidas na via pública, o ruído e os horários de funcionamento dos estabelecimentos. As soluções apresentadas vão ser submetidas a consulta pública a partir da próxima semana.

De acordo com a proposta que chegou aos vereadores eleitos pelos portuenses a que o PÚBLICO teve acesso salienta-se a proibição de venda de bebidas ao postigo e a limitação de horários para se poder circular na via pública de copo na mão – a partir das 21h será mais difícil consumir bebidas alcoólicas na rua.

Se a proposta da alteração do regulamento passar, a cidade será dividida em três zonas diferentes: Núcleo da Movida, Zona Protegida e Zona de Contenção. Na última, mercearias, garrafeiras e lojas de conveniência poderão deixar de ter porta aberta a partir das 21h para evitar o “botellón, ou seja, consumo de bebidas na via pública.

Já na designada como Zona Protegida da Movida, a par das restrições referidas anteriormente, todos os outros estabelecimentos só poderão funcionar entre as 6h e as 24h. No Núcleo da Movida, os espaços com secção acessória de restauração e bebidas passarão a funcionar também entre as 06h e as 24h.

Se os estabelecimentos de restauração e bebidas tiverem espaço de dança e uma área inferior a 100 metros quadrados poderão funcionar entre as 6h e as 2h. Os que tiverem uma área superior ou igual a 100 metros quadrados poderão estar abertos até às 4h. Mas, depois de pedido submetido ao presidente da câmara com resposta favorável, poderão ver a actividade prolongada por mais duas horas. Porém, terão de cumprir certos requisitos, como, por exemplo, estarem preparados para receber 30 pessoas em lugares sentados no interior do espaço.

Se o documento for votado pela maioria dos vereadores, será estabelecido um regime transitório de forma a que os estabelecimentos se adaptem às novas leis que poderão entrarão em vigor.

O Regulamento da Movida do Porto foi aprovado por deliberação da Assembleia Municipal do Porto, de 25 de Maio de 2015. A primeira alteração ao documento foi feita a 26 de Junho de 2017. Esta será a terceira alteração desde que foi elaborado.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários