Penalização à Espanha recoloca Portugal na corrida para o Mundial

Utilização irregular de um jogador em dois encontros da fase de qualificação europeia retirou à selecção espanhola dez pontos.

Foto
Selecção portuguesa ainda pode chegar ao Mundial de râguebi Reuters/PEDRO NUNES

Não é ainda definitivo, uma vez que a Espanha tem 14 dias para apresentar recurso, mas, como se esperava, a World Rugby anunciou nesta quinta-feira que sancionou a selecção espanhola de râguebi com a perda de dez pontos na fase de qualificação europeia para o Mundial 2023. Com esta decisão, o principal beneficiado é a Roménia, que fica automaticamente qualificada para a competição que se vai disputar em França, mas Portugal vê reacender-se a esperança de voltar ao principal palco do râguebi mundial: os “lobos” vão disputar em Novembro uma fase de repescagem, da qual sairá a última selecção apurada para o Campeonato do Mundo.

É um déjà vu para os espanhóis. Pela segunda vez consecutiva, a Espanha foi sancionada pela World Rugby por utilizar jogadores não elegíveis na fase de qualificação para um Mundial e, por questões burocráticas, vê adiado o regresso a uma competição na qual apenas participou em 1999.

Uma reclamação apresentada pela Federação romena levou a World Rugby a nomear uma “comissão independente” para avaliar o eventual incumprimento espanhol da Lei 8 do organismo, relativa à elegibilidade de jogadores para representar uma selecção nacional e, nesta quinta-feira, o organismo que tutela o râguebi mundial anunciou que decidiu “descontar cinco pontos por cada um dos jogos onde foi utilizado o jogador (10 pontos no total)” Gavin van der Berg.

Nascido na África do Sul, o primeira-linha chegou a Espanha em 2018 e estreou-se pela selecção espanhola em Dezembro de 2021, mas terá interrompido a sua estadia em Espanha entre Maio e Setembro de 2019 quando, regressou à África do Sul após o final do campeonato espanhol. Segundo o regulamento de elegibilidade da World Rugby, um jogador pode representar um país diferente daquele onde nasceu por ascendência familiar ou por ter residido no novo país durante três anos de forma ininterrupta - ou 10 anos alternadamente. O regresso à África do Sul de Gavin van der Berg tornou, no entanto, o avançado “não elegível” para representar a Espanha.

A federação espanhola, que em sua defesa alega que o passaporte do jogador que recebeu foi falsificado, tem 14 dias para contestar esta decisão, mas, se a penalização da World Rugby não for alterada, Portugal vai lutar em Novembro com mais três países pela última vaga para o Mundial 2023.

Para além da selecção portuguesa, estarão nessa repescagem o 2.º classificado do apuramento Africano (provavelmente, Quénia ou Zimbabwe), o derrotado o play-off das Américas (Estados Unidos ou Chile) e o vencido do play-off entre Ásia e Oceania (Malásia ou Coreia do Sul).

Sugerir correcção
Comentar