“O emigrante não entende ou não sabe como votar”, diz representante do PSD na CNE

Parlamento vai indicar na sexta-feira a nova composição da Comissão Nacional de Eleições. Entidade tem poucos recursos para exercer as competências na sua plenitude, admitem membros.

Foto
Mesas de apuramento dos votos dos círculos da emigração Nuno Ferreira Santos

A confusão criada pela mistura de votos dos emigrantes que traziam a cópia do cartão de cidadão com os que não traziam e a consequente repetição da eleição no círculo da Europa ainda provoca divergências entre os partidos. Na audição dos novos (e alguns repetentes) representantes dos grupos parlamentares na Comissão Nacional de Eleições (CNE), Vera Penedo, indicada pelo PSD, não teve dúvidas sobre o que aconteceu em Janeiro (e se repetiu em Março): “O que constatei é que o emigrante não sabe votar face à lei que tem em vigor. (…) Ou a forma de votar não é explicada ou a explicação não chega ao emigrante – é só o que consigo concluir do que aconteceu.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários