Um (muito) pequeno grande livro inédito de Charlotte Brontë foi vendido por 1 milhão e vai voltar a casa

Minimanuscrito de poesia, que nunca foi estudado nem fotografado, devolvido a Yorkshire. Dada a relação preço-tamanho, os vendedores gabam-se de que este é “possivelmente o manuscrito literário mais valioso alguma vez vendido”.

Foto
O livro foi negociado na New York International Antiquarian Book Fair SARAH YENESEL/EPA

O livro chama-se A Book of Ryhmes [sic] by Charlotte Brontë, Sold by Nobody and Printed by Herself, mas já foi vendido por alguém — e logo por 1,16 milhões de euros — e é uma aquisição “fenomenal” apesar da sua diminuta dimensão. Um livrinho, na verdade, já que mede 10x26 centímetros, mas que é uma colecção de dez poemas inéditos de Charlotte Brontë, escritos quando a autora britânica tinha apenas 13 anos e que foi agora comprado em Nova Iorque. Vai regressar ao Brontë Parsonage Museum, no Reino Unido, o presbitério em Yorkshire onde os talentosos irmãos Brontë ​Charlotte, Anne, Emily e o pintor e poeta Branwell viveram e onde escreviam livros miniatura como estes para atribuir aos seus soldadinhos de brincar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar