Picasso, Canaletto, Fabergé, arte sacra: há 277 obras de arte roubadas em Portugal na mira da Interpol

“Os países podem usar os coleccionadores de arte como Indiana Jones”, diz ao PÚBLICO o coordenador da Unidade de Obras de Arte da Interpol, cuja nova aplicação para telemóveis põe no bolso dos cidadãos uma ferramenta de caça ao ladrão.

Foto
Corrado Cattesi, coordenador da unidade, usa a aplicação ID-Art Interpol

A Interpol tem na sua base de dados 277 obras de arte e antiguidades roubadas em Portugal, entre as quais um Picasso, um Canaletto, uma Nossa Senhora da Ajuda furtada dos Jerónimos ou um Amadeo subtraído do museu com o seu nome em Amarante. São centenas de peças que agora podem estar mais perto de ser descobertas com a ajuda da nova aplicação móvel da Interpol, a ID-Art, graças à qual “os países podem usar os coleccionadores de arte como Indiana Jones”, diz ao PÚBLICO Corrado Cattesi, coordenador da Unidade de Obras de Arte daquela força policial. A lista completa faz-se de objectos tão díspares quanto um busto romano com dois milénios e uma pregadeira Fabergé dos anos 1930, passando por uma águia do Benfica, painéis de azulejos e muita arte sacra; as jóias da coroa portuguesa, roubadas há 20 anos em Haia, também constam da aplicação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários