O homem com o mesmo emprego há mais tempo fez 100 anos

O brasileiro Walter Orthmann entrou para o Guinness em 2018 como a pessoa no mundo com a carreira mais longa na mesma empresa. Esta semana, a 19 de Abril, completou 100 anos. E ainda não pensa na reforma.

Foto
Aos 96 anos, Walter Orthmann foi homenageado pelo Guinness Guinness World Records

Tinha 15 anos, quase 16, quando, em 1938, Walter Orthmann arranjou emprego na RenauxView, uma fábrica e loja de tecidos em Brusque, no estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Começou como assistente na secção de correio e, embora tenha mudado de função (foi administrativo e é actualmente director de vendas), nunca mais saiu da empresa.

O inusitado valeu-lhe o título da pessoa no mundo com a carreira mais longa na mesma empresa, com direito a certificado oficial do Guinness World Records, quando completou 80 anos de serviço. Foi em 2018 que o Guinness deu a conhecer a sua história ao mundo. Quatro anos depois, não só mantém o recorde, continuando a trabalhar depois de 84 anos, como foi celebrado um pouco por todo o mundo, ao longo desta semana, por ter chegado, na terça-feira, aos 100 anos. E na empresa houve uma festa em sua honra.

O segredo para a longevidade, disse numa entrevista citada pela Reuters, é fazer-se o que se gosta e fugir da comida de plástico. “Eu evito realmente o sal e o açúcar. Evito coisas que magoam os intestinos. Evito a Coca-Cola e outros refrigerantes. Só consumo coisas que são boas. Isso ajuda realmente o teu corpo a ser forte para sempre.”

Além disso, Walter Orthmann continua a marcar o ponto numa empresa em que já fez um pouco de tudo e onde assistiu à revolução do sector. “Na altura em que comecei a trabalhar, os teares teciam ao ritmo de um caracol”, contou em 2018 ao Guinness. “A produção média de um tear Jacquard variaria entre 20 e 50 metros por dia; hoje em dia, num só dia são tecidos 400 a 600 metros.”

Também o equipamento do escritório mudou ao longo da sua carreira. “As únicas máquinas que tínhamos no escritório eram máquinas de escrever. A primeira calculadora que vi na minha vida foi em meados dos anos 1940”, recordou, confessando que, “no início, desconfiava bastante da máquina”. “Durante a primeira semana, verificava os resultados com os meus próprios cálculos manuais.”

Quanto a conselhos sobre manter o emprego durante tantos anos, Walter fala em humildade e honestidade, sublinhando a importância de “nunca deixar de aprender sobre o trabalho, a empresa e todos os seus departamentos”. É assim que ele ainda vive cada dia no trabalho, mesmo depois de ter ultrapassado a barreira centenária.

Sugerir correcção
Comentar