O que pode levar o cancro a desenvolver-se? Há 58 novas pistas

A análise do ADN de 12 mil tumores permitiu uma fotografia atualizada das marcas que o desenvolvimento do cancro deixa no nosso genoma. Uma equipa de Cambridge anuncia o maior estudo de análise genómica em cancro realizado até à data, revelando 58 novas marcas associadas a tumores e que, no futuro, podem trazer um diagnóstico mais rápido e personalizado.

Foto
Representação gráfica da análise genómica de um cancro do pulmão causado pelo fumo do tabaco Serena Nik-Zainal (Universidade de Cambridge)

Através da sequenciação do genoma conseguimos descobrir as “marcas” que transformam as células num cancro. E foi com esta ideia que uma equipa da Universidade de Cambridge (Reino Unido) descobriu essas “marcas” em mais de 12.000 pacientes com cancro – encontrando 58 novas pistas que podem contribuir para que os tumores se desenvolvam. De acordo com os investigadores, o artigo publicado esta semana na revista Science é o maior estudo de análise genómica em cancro realizado até à data.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar