David Attenborough vence prémio Champions of Earth das Nações Unidas

Naturalista britânico David Attenborough distinguido com o galardão do Programa das Nações Unidas para o Ambiente pela carreira dedicada à natureza

Foto
Reuters/Hannah McKay

O naturalista britânico David Attenborough foi distinguido esta quinta-feira, dia 21 de Abril, com o prémio Champions of the Earth pela carreira dedicada à investigação, documentação e protecção da natureza. O galardão é anualmente atribuído pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP, na sigla inglesa) a personalidades que consagraram uma carreira à causa ambiental.

“Sir David Attenborough dedicou a vida a documentar a história de amor entre humanos e a natureza e transmiti-la ao mundo. Se temos hoje a oportunidade de evitar a crise climática, de proteger a biodiversidade e de limpar ecossistemas poluídos, é porque milhões de nós se apaixonaram pelo planeta que Attenborough nos mostrou na televisão. O trabalho de Sir David continuará a inspirar pessoas de todas as idades a cuidar da natureza”, afirmou Inger Andersen, directora executiva do UNEP, no comunicado que anuncia a atribuição do prémio.

Attenborough tem 95 anos e trabalhou durante mais de 70 como radialista, naturalista, autor e defensor do meio ambiente. Os vários documentários de história natural que narrou para BBC, cadeia televisiva britânica onde também ocupou cargos de direcção, tornaram-no uma referência na área ambiental. Trabalhos como Life on Earth, The Living Planet e Our Blue Planet contribuíram para informar e sensibilizar diferentes gerações para os temas da biodiversidade e da conservação do sistema terrestre. Em 2019, narrou a série O Nosso Planeta, disponível no Netflix.

“O mundo tem que se unir. Os problemas [do planeta] não podem ser resolvidos por uma só nação – não importa o quão grande seja essa nação. Sabemos quais são os problemas e sabemos como resolvê-los. Tudo o que nos falta é acção conjunta”, afirmou Attenborough ao receber o prémio de carreira da UNEP remotamente.

O naturalista dá como exemplo de sucesso a luta pela preservação das baleias. “Há 50 anos, as baleias estavam à beira da extinção em todo o mundo. Nessa altura, as pessoas mobilizaram-se e, agora, há mais baleias juntas no mar do que qualquer ser humano já viu antes. Se agirmos juntos, podemos resolver esses problemas”, disse David Attenborough.

O antigo apresentador da BBC tem tido um papel mediático relevante na defesa da transição energética para opções mais limpas, da mitigação das alterações climáticas e da adopção de dietas mais ricas em vegetais – medidas que também estão contempladas nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Além do prémio de carreira, este galardão das Nações Unidas possui ainda quatro outras categorias: liderança política, inspiração e acção, ciência e inovação e, por fim, visão empreendedora. Nesta edição, os contemplados foram, respectivamente: a primeira-ministra dos Barbados Mia Mottley, a organização sem fins lucrativos Sea Women of Melanesia, a veterinária especializada em vida selvagem Gladys Kalema-Zikusoka e Maria Kolesnikova, directora da MoveGreen no Curdistão.

Na edição de 2020, o galardão do Champions of Earth nesta categoria foi atribuído ao académico norte-americano Robert Bullard, considerado o “pai” da justiça ambiental. Os vencedores são escolhidos pela direcção executiva da agência das Nações Unidas para o ambiente.

O prémio do UNEP chega às mãos do apresentador no ano em que se assinalam os cinquenta anos da Conferência das Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em 1972 em Estocolmo, na Suécia.

Sugerir correcção
Comentar