Queda de neve prevista para a Guarda e Castelo Branco. Vento acalma, mas frio aumenta

Chuva forte e mais frio a partir de hoje. Sexta-feira será o dia mais frio.

Foto
O aviso amarelo para Castelo Branco e Guarda devido à queda de neve acima dos 1100/1300 metros estará em vigor entre as 21h desta quinta-feira e as 06h de sábado LUSA/NUNO VEIGA

Os distritos de Castelo Branco e Guarda estão a partir desta quinta-feira sob aviso amarelo devido à queda de neve. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também outros 10 distritos sobre aviso amarelo por causa da agitação marítima.

O aviso amarelo para Castelo Branco e Guarda devido à queda de neve acima dos 1100/1300 metros vai estar em vigor entre as 21h desta quinta-feira e as 06h de sábado.

Devido à agitação marítima, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão também sob aviso amarelo, com ondas de noroeste com quatro metros, a partir das 06h de sexta-feira e até sábado. O aviso amarelo é emitido sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas actividades.

A previsão de vento forte e o agravamento da agitação marítima levou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha Portuguesa a lançar um alerta até às 18h de sábado.

De acordo com as entidades, estão previstas ondas do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir uma altura máxima de 13 metros. São também esperados ventos com uma intensidade média de até 65 quilómetros por hora e rajadas até 115 quilómetros por hora.

A AMN e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras. Recomendam o reforço da amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar a actividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

Chuva forte e mais frio a partir de quinta-feira

A chuva forte e persistente, por vezes acompanhada de trovoada, queda de neve e temperaturas baixas regressam esta quinta-feira a Portugal continental. “Temos a chegada da precipitação mais frequente e intensa a todo o território. Começa de manhã mais fraca, intensifica durante a tarde e estende-se gradualmente das regiões do litoral para o interior”, disse à Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Jorge Ponte.

Na sexta-feira, acrescentou, está prevista chuva generalizada por todo o território que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada e queda de neve acima dos 1100 metros de altitude. “No sábado esperamos alguns aguaceiros que diminuirão de frequência e de intensidade e no domingo deverá ocorrer chuva, mas já menos frequente”, disse.

Quanto às temperaturas, Jorge Ponte adiantou que estas têm vindo a descer nos últimos dias e vão continuar relativamente baixas na sexta-feira, que será o dia mais frio.

“Sexta-feira vai ser dia mais frio com máximas que podem ser inferiores a 10 graus no interior norte e centro e não devem superar os 14/15 graus na zona de Lisboa. Podem chegar aos 16 e 17 graus no Algarve. No fim-de-semana deverão começar a subir ligeiramente”, realçou.

O meteorologista adiantou igualmente que as temperaturas mínimas também vão estar baixas, podendo chegar aos 0 graus no interior norte e centro e aos 10 no litoral.

“Está previsto um novo episódio de chuva para o início da próxima semana, mas ainda com alguma incerteza. Carece de melhor avaliação”, disse.

Sugerir correcção
Comentar