Alta velocidade espanhola arrancou há 30 anos e já está no topo do mundo

Espanha está no segundo lugar mundial dos países com maior extensão de linhas de alta velocidade.

Foto
Tiago Lopes

Faz hoje 30 anos que foi inaugurada a primeira linha de alta velocidade espanhola, entre Madrid e Sevilha. Uma infra-estrutura de 471 quilómetros onde os comboios podiam circular a 300km/h e que marcaria o início de um plano que poria Espanha no segundo lugar mundial (logo a seguir à China) dos países com maior extensão de linhas de alta velocidade.

A opção por começar uma rede em direcção ao sul, quando a Europa está ao norte, foi então muito criticada. Mas havia um pretexto forte – a inauguração da Expo-92, a Exposição Mundial de Sevilha, cidade de onde também é oriundo o então presidente do Governo espanhol, Filipe Gonzalez.

Mas rapidamente o AVE (Alta Velocidad Española) se estendeu a Barcelona, Huesca, Valencia, Valladolid, Zamora, Málaga, ligando todas as províncias e somando hoje 3769 quilómetros de linhas de alta velocidade. Só nos últimos cinco anos abriram à exploração 529 quilómetros de linhas do AVE, 230 para completar o eixo Madrid-Galiza e 299 no Corredor Mediterrânico. Não há nenhum corredor atlântico, o eventual nome da linha de alta velocidade para Badajoz e Portugal, mas esse é um dos mais atrasados, para desespero dos autarcas e populações da Extremadura.

Nos últimos 30 anos, a Espanha multiplicou por oito o número de quilómetros de linhas de alta velocidade, ultrapassando a própria França, que, à data, era a referência europeia nesta tecnologia ferroviária.

A pressa com que foi feita a linha Madrid-Sevilha determinou também a opção espanhola pela bitola europeia (a distância entre carris é menos na Europa além-Pirenéus do que na Península Ibérica). Como não havia tempo para certificar comboios de alta velocidade em bitola ibérica e esses cálculos e testes estavam devidamente homologados em França (onde o TGV já tinha 11 anos), os espanhóis praticamente importaram “chave na mão” o projecto francês e assentaram a sua primeira linha em bitola europeia, condicionando assim o desenvolvimento da sua rede.

A alta velocidade em Espanha acabou por determinar a construção de um cluster industrial e tecnológico de grande envergadura. Se no início foi tecnologia francesa e alemã que deu cartas, rapidamente o país desenvolveu competências em todos os aspectos da indústria ferroviária, desde a sinalização à engenharia e ao material circulante (com a Talgo e a CAF à cabeça), tornando-se uma potência mundial do sector.

E tão longe foi o deslumbre pela alta velocidade, que nuestros hermanos acabaram por descurar a rede convencional, que foi sendo esquecida na manutenção e nas prioridades de investimento, admitindo hoje o Governo que muitos serviços, estações e linhas são para encerrar. Aliás, o fim do Lusitânia Expresso (comboio que ligava Lisboa a Madrid) e do Sud Expresso (Lisboa-Salamanca-Valladolid-Burgos-San Sebastian-Hendaya) foram resultado dessa política.

Os 30 anos do AVE são assinalados hoje no Real Alcázar de Sevilha, num evento com a presença do presidente do Governo, Pedro Sánchez, e da ministra dos Transportes e Mobilidade, Raquel Sánchez. Mas a alta velocidade dos comboios da Renfe contrasta com a sua política de comunicação – a 24 horas do evento, a empresa ainda não tinha divulgado o programa das comemorações.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários