Está uma actriz fechada numa cabina de gravação

Numa colaboração entre Deborah Pearson e os Action Hero, The Talent estreia-se no Teatro do Bairro Alto, Lisboa, com apresentações desta sexta-feira a domingo. Um espectáculo solitário, de uma actriz que obedece a vozes sem corpo.

pandemia,teatro-bairro-alto,cultura,capitalismo,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
Gemma Paintin sozinha em palco, dentro de uma cabina de gravação Action Hero
pandemia,teatro-bairro-alto,cultura,capitalismo,teatro,culturaipsilon,
Fotogaleria
Uma mulher cheia de mundos dentro de si, povoada pelas mais variadas personagens, numa criação de Deborah Pearson com os Action Hero Action Hero

De quantas maneiras diferentes se pode morrer num vídeojogo? E a que soará cada uma dessas mortes? Que som específico se escutará quando se é vítima de asfixia ou do disparo de vários espécimes de armas futuristas, quando a vida se vai escoando depois de ser cuspido do interior de uma nave para o espaço ou depois de ter a cabeça decapitada? Podem parecer perguntas inúteis, mas a dramaturga canadiana Deborah Pearson teve de encontrar respostas para questões semelhantes quando, no âmbito do seu trabalho enquanto actriz que grava a sua voz para os mais diversos fins, foi chamada a registar o som de mortes distintas para a versão final de um vídeojogo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar