Fotografia sem Fronteiras espalha 20 exposições pela Guarda

A quinta edição do encontro realiza-se na Guarda, de quinta-feira a domingo, com exposições, debates, mostras de fotografia e um roteiro fotográfico

Foto
PAULO RICCA / PUBLICO

A quinta edição do encontro Imagem & Território - Fotografia sem Fronteiras, que se vai realizar na Guarda, de quinta-feira a domingo, inclui a inauguração de 20 exposições de fotografia em vários locais.

Segundo o Centro de Estudos Ibéricos (CEI), entidade que promove a iniciativa, no âmbito do projecto “Transversalidades”, as exposições terão como “âncoras” o Teatro Municipal da Guarda (TMG), o Museu, o Paço da Cultura e a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL).

O programa da edição de 2022 inclui, para além das exposições, debates, mostras de fotografia, o lançamento de publicações e a realização de um roteiro fotográfico.

As exposições, que ficam patentes até final de Maio, realizam-se na Galeria de Arte do TMG ("Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras - 2021”, na Galeria Evelina Coelho - Paço da Cultura (Fragmentos de um retrato de Portugal - José Saramago), no espaço E#4 - Paço da Cultura (Gramática do instante e do infinito - José Eduardo Agualusa), no Museu (Ruralidades - Jorge Bacelar e Uma longa jornada - Alberto Prieto), no Edifício Polifónico do TMG (Rumores do Mundo: Pessoas, Lugares, Outros Olhares - 2021) e na BMEL (O mais comprido Museu do Mundo - Álvaro Domingues, Duarte Belo, Valter Vinagre, Daniel Malhão, Nuno Cera, Paulo Catrica - curadoria de Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto).

As mostras também se estendem à Unidade Local de Saúde (Sinais de um mundo em mudança - participantes no concurso Transversalidades), ao Café Concerto do TMG (Anverso - Jorge Pena), ao Instituto Politécnico (Transversalidades. Diálogos imagéticos entre Portugal e o Brasil - participantes Transversalidades), à Casa da Cultura de Famalicão da Serra (Guarda: Património Cultural Local - Fotoclube da Guarda), ao Centro de Recursos Partilhados de Trinta (Ambiente e ruralidade - Fotoclube da Guarda), à Escola Profissional (Paisagens e narrativas imagéticas - participantes Transversalidades), à Escola Secundária Afonso de Albuquerque (Imagem, conhecimento e sociedade - participantes Transversalidades), à Escola Secundária da Sé (Lusografias: Transversalidades Atlânticas - participantes Transversalidades) e aos Bombeiros Voluntários (A Ibéria na Rota do Mundo - participantes Transversalidades).

O CEI adiantou, em comunicado, que serão realizados debates no Café Concerto do TMG, com transmissão online, sobre Imagem & Território (quinta-feira, 21:30), Viagem e Imagem (sexta-feira, 21:30) e Fotografia sem Fronteiras (sábado, 21:30).

O programa do evento também inclui o lançamento do catálogo “Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras 2021” e da obra “Território & Imagem. Textos de fronteira”, de Jorge Gaspar.

Haverá, ainda, no domingo, um roteiro fotográfico sobre “Ambiente e Ruralidade”, entre Famalicão da Serra e a aldeia de Trinta, locais onde serão inauguradas duas exposições do Fotoclube da Guarda.

Sugerir correcção
Comentar