Posição da Índia sobre a guerra ensombra visita que Johnson quer que seja “sobre os assuntos que realmente interessam”

Evento-bandeira da diplomacia britânica pós-“Brexit” inclui visita a Gujarat e a Nova Deli, e negociações com Modi sobre defesa, energia e economia. Proximidade entre Índia e Rússia preocupa Ocidente.

Foto
Politicamente em alta, por causa da vitória do seu partido no Uttar Pradesh, Narendra Modi recebe um Boris Johnson num dos momentos mais baixos do seu mandato, à conta do "partygate" Reuters/POOL

Sucessivamente adiada por causa da pandemia de covid-19, a visita de Boris Johnson à Índia vai finalmente acontecer. Mas não nas circunstâncias que o primeiro-ministro britânico gostaria. Anunciada como evento-bandeira da reorientação estratégica do Reino Unido pós-“Brexit” para o Indo-Pacífico, a passagem de Johnson por Ahmedabad e por Nova Deli, na quinta e na sexta-feira, realiza-se num ambiente de enorme desconforto, por causa da recusa do Governo de Narendra Modi em condenar a Rússia pela invasão da Ucrânia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar