NASA quer chegar mais longe e define o seu próximo destino: Úrano

A cada dez anos, as Academias Nacionais dos Estados Unidos desenvolvem um plano de recomendações para a NASA. As prioridades na exploração espacial para a próxima década são uma missão em Úrano, uma nave em Saturno e trazer para a Terra as amostras recolhidas em Marte.

Foto
Fotografia tirada a Úrano em 1986, na passagem da Voyager 2 , na única vez que passámos por este planeta gigante NASA/JPL

Muito do que podemos perguntar sobre Úrano não tem resposta. Sabemos que é o sétimo planeta do nosso sistema solar, pensamos que é um gigante gelado, mas não sabemos muitos detalhes sobre a sua composição e características. Os cientistas não sabem, por exemplo, como funciona o seu campo magnético, nem de que são feitos os anéis ou satélites de Úrano. Esta semana, a agência espacial norte-americana (NASA) definiu uma das suas prioridades para os próximos anos: explorar Úrano. A ambição de saber mais sobre este planeta distante não é nova, mas no plano desenhado para as missões a cumprir entre 2023 e 2032 a NASA insiste nesta missão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários