Parlamento foi muito mais rápido a aprovar leis sempre que foi dissolvido

A única excepção foi a legislatura de maioria absoluta PSD/CDS em que a AR teve que aprovar medidas para cumprir o memorando e o calendário da troika. Última legislatura foi a mais rápida dos últimos 37 anos a legislar: pandemia foi argumento de peso.

Foto
Com a pandemia, Parlamento chegou a fazer leis num dia LUSA/TIAGO PETINGA

As legislaturas que não chegaram ao fim por dissolução da Assembleia da República foram as que, em média, legislaram mais depressa. Isso foi evidente na última legislatura, que teve os prazos mais baixos dos últimos 37 anos: os projectos de lei dos partidos demoraram, em média, 180 dias para serem aprovados enquanto as propostas de lei da autoria do Governo e das regiões autónomas foram aprovadas em 88 dias. Houve até processos legislativos tão urgentes que demoraram apenas um dia - motivados também pela pandemia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar