Catalangate”: Espanha nega espionagem ilegal de líderes independentistas catalães

Presidente da Generalitat da Catalunha, Pere Aragonès, pede que a investigação ao uso do programa de espionagem Pegasus seja feita sem a participação de membros do executivo de Pedro Sánchez.

Foto
Pere Aragonès, actual presidente da Generalitat, acredita que "as relações políticas normais não poderão ser restauradas" Reuters/ALBERT GEA

O Governo espanhol negou, esta terça-feira, ter espiado ilegalmente os líderes independentistas catalães através do programa israelita de espionagem Pegasus. Não respondeu, no entanto, se realizou alguma vigilância electrónica aprovada pelo tribunal depois de um grupo de direitos humanos ter descoberto que dezenas de telemóveis de pessoas ligadas ao movimento separatista catalão foram alvos do programa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários