Foi atropelado por um camião do lixo e hoje é santo de milhares de boémios

Na Quinta-Feira Santa, a cidade espanhola de Leão celebra o Enterro de Genarín, um cortejo laico e satírico dedicado à lenda de um homem que terá sido abalroado contra uma muralha romana enquanto urinava, depois de uma noite de copos.

Foto
Representação de Genaro Blanco Blanco seguido pela Morte na procissão Entierro de Genarín Wikimedia Commons

A Semana Santa de Leão está classificada como Festa de Interesse Turístico Internacional, estatuto atribuído pelo Governo espanhol a eventos de grande valor cultural e tradição popular. É a época mais importante do ano na cidade, uma das nove capitais de província da região autónoma de Castela e Leão. As celebrações duram dez dias e envolvem 16 confrarias e irmandades, compostas por dezenas de milhares de membros. O ponto alto é a Procissão dos Passos, que há mais de 400 anos recria o Calvário de Cristo em ruas apinhadas de leoneses e turistas. Na véspera, porém, é o final fatídico de outro homem que se recorda em peregrinação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários