Rússia confirma morte de mais um general russo na Ucrânia

O general Vladimir Frolov é o oitavo militar russo de alta patente cuja morte foi confirmada pela imprensa russa. A Ucrânia, por sua vez, garante que já matou 14 generais e coronéis russos.

Foto
A 25 de Março o Ministério da Defesa russo reportou cerca de 1300 mortes de soldados do seu lado Reuters/SERGEY PIVOVAROV

O general Vladimir Frolov, vice-comandante do 8.º Exército, foi o oitavo general russo a morrer desde que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de Fevereiro, segundo informaram os media estatais russos. Frolov terá combatido na região de Donbass e já foi enterrado na zona de São Petersburgo.

O governador Alexander Beglov, esteve presente na cerimónia fúnebre que, segundo a agência de comunicação russa TASS, se realizou num cemitério em São Petersburgo. Referiu-se ao militar como “um verdadeiro patriota e um homem valente que cumpriu honestamente e até ao fim o seu dever militar e humano”, de acordo com o que é relatado pelo jornal russo Fontanka. Beglov indicou ainda que Frolov “sacrificou a sua vida para que crianças, mulheres e idosos no Donbass não voltassem a ouvir explosões”.

Até o final de Março, segundo as autoridades ucranianas, cerca de 14 generais e coronéis russos foram mortos – um número elevado que, provavelmente, explicará as interrupções das operações na linha de frente da Rússia.

Uma fonte anónima do Pentágono disse, a 25 de Março: “Não é surpreendente para nós ver que há generais [russos] no campo de batalha e vulneráveis ​​ao fogo ucraniano.” O funcionário disse ainda que os russos “não delegam funções de forma adequada”, acrescentando que também “não investem muita responsabilidade” na protecção dos oficiais de nível inferior.

Segundo o The Wall Street Journal, alguns analistas militares atribuíram esta perda ao estilo de luta dos militares russos. Afirmam ter, comparativamente às forças dos EUA, menos suboficiais para liderar operações no terreno, deixando os generais assumir posições mais vulneráveis ​​nas frentes de combate. A maioria dos mortos são grandes generais na Rússia, o que equivale a grandes perdas em termos de organização e visão de batalha russa.

Frolov é, assim, mais um dos generais russos que foram mortos na Ucrânia desde o início da guerra. A última vez que o Ministério da Defesa russo reportou perdas do seu lado foi a 25 de Março quando deu conta da morte de 1351 militares, segundo a BBC.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários