JS defende PS a dialogar à esquerda e reformas ambiciosas do Governo para os jovens

Miguel Costa Matos reconhece que nas últimas legislativas, socialistas não venceram entre os jovens.

Foto
Líder da JS quer reformas ambiciosas para os jovens Nuno Ferreira Santos

O secretário-geral da Juventude Socialista (JS) reconhece que os jovens foram quem menos votou no PS nas últimas eleições legislativas, e considera que as respostas passam por reformas ambiciosas e pela manutenção do diálogo à esquerda.

“Nos próximos quatro anos e meio de Governo, o PS tem de conseguir responder aos desafios estruturais da condição de ser jovem em Portugal. Sendo a geração mais qualificada de sempre, é também a geração mais precária de sempre”, afirmou, este sábado, à agência Lusa Miguel Costa Matos, também deputado socialista.

Interrogado se a menor percentagem de voto jovem alcançada pelo PS nas últimas eleições traduz alguma insatisfação desta faixa etária em relação aos últimos seis anos de governos socialistas, o secretário-geral da JS declarou que “a única forma de o PS responder é com reformas”.

“Reformas feitas com espírito de diálogo e continuando o diálogo no espaço da esquerda. É preciso construir respostas que sejam transformadoras da vida dos jovens”, sustentou. Segundo o líder da JS, “é preciso continuar a combater a precariedade” laboral, fenómeno que atinge sobretudo os trabalhadores jovens.

“Temos também de combater os baixos salários. Cerca de dois terços dos jovens ganha menos de 950 euros por mês e é muito difícil saírem de casa dos pais”, apontou. Miguel Costa Matos observou a seguir que “já há evidências de progressos no emprego jovem”, mas, no Ensino Superior, por exemplo, “é preciso fazer o extra que falta, proporcionando aos jovens condições de futuro em Portugal”.

“Se isso for feito, tenho toda a confiança de que os jovens reforçarão a sua confiança no PS”, advogou. Questionado se os dois anteriores governos liderados por António Costa deram prioridade aos pensionistas, secundarizando os mais jovens, o secretário-geral da JS recusou esse dualismo.

“Os governos do PS deram - e bem -- prioridade à valorização das reformas, respeitando as pessoas que trabalharam uma vida inteira. Mas também houve reforços na habitação jovem, na redução do valor das propinas e no aumento das bolsas no Ensino Superior”, defendeu. Miguel Costa Matos apontou ainda medidas que contribuíram para “reduzir o número de alunos por turma e os investimentos feitos nos ensinos Básico e Secundário público” ao longo dos últimos seis anos.

“Não faltam conquistas para os jovens, mas falta, de facto, reconhecermos que este é um problema mais lato do que seis anos de governos. As reformas que vamos fazer nos próximos quatro anos e meio, que concluem uma década de governação do PS, devem ser as mais ambiciosas possíveis. A solução é pelo caminho das reformas”, realçou. Em relação às últimas eleições legislativas, que os socialistas venceram com 41,37% e com maioria absoluta de deputados, Miguel Costa Matos reconheceu que, “de facto, na população jovem, o PS não conseguiu ter uma votação tão expressiva como em outros segmentos da população”.

“A única maneira de responder é com trabalho e com reformas que melhorem as condições de vida dos jovens. Precisamente por termos maioria absoluta no parlamento, temos de dar provas de que dialogamos ainda mais, procurando também capacitar o partido do ponto de vista dos canais de comunicação”, acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar