Os novos riscos da guerra, 50 dias depois

O arrastar do conflito e das suas consequências penaliza mais a Ucrânia e as democracias do Ocidente do que a tirania russa

Cinquenta dias depois, os sinais de ruína da agressão da Rússia acumulam-se: o navio-almirante da frota do mar Negro foi ao fundo; a realocação de forças no Leste faz-se a passo de caracol; a exaustão de recursos fica provada com a necessidade de transportar equipamento da base de Kaliningrado. Para a Ucrânia, e para a Europa, o compasso de espera abre uma janela de oportunidade que permite um leve alívio da pressão e o rearmamento das tropas ucranianas, que os Estados Unidos se apressaram a fazer com o envio de equipamento avaliado em 750 milhões de euros. Mas o tempo que passa e a indefinição que persiste auguram novas dificuldades que exigem atenção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 35 comentários