Funeral de Eunice Muñoz é na terça-feira e Governo decreta dia de luto nacional

Governo decidiu decretar luto nacional no dia do funeral de Eunice Muñoz em homenagem à actriz, que morreu esta sexta-feira aos 93 anos.

Foto
Eunice Muñoz morreu aos 93 anos Paulo Pimenta

O Governo vai decretar luto nacional na terça-feira, o dia do funeral da actriz Eunice Muñoz, que morreu esta sexta-feira em Lisboa aos 93 anos, anunciou o Ministério da Cultura. O velório acontece na segunda-feira, dia 18 de Abril, a partir das 17h nas Capelas Exequiais da Basílica da Estrela, em Lisboa. E na terça-feira, dia 19 de Abril, às 15h, terão início as exéquias, seguindo o cortejo do funeral para o Cemitério do Alto de São João.

“O Governo, em articulação com o Presidente da República, vai decretar luto nacional no dia do funeral de Eunice Muñoz”, afirmou à Lusa fonte do Ministério da Cultura.

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, destacou esta sexta-feira a relação próxima e íntima dos portugueses com a actriz e o “enorme aplauso” que recebeu em vida e que assegurou que será mantido.

Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

“Neste momento devemos-lhe o mesmo aplauso que sempre lhe oferecemos, um aplauso de certa forma eterno”, declarou o ministro à agência Lusa, considerando um “privilégio para Portugal e para os portugueses” ter uma actriz como Eunice Muñoz.

“Tinha um talento quase natural e um dom único para a representação e, por isso mesmo, para nós todos, a vida da Eunice Muñoz confunde-se com os palcos e com o teatro, é uma espécie de relação íntima que todos fomos desenvolvendo com a mulher doce e afável”, disse o governante.

Pedro Adão e Silva destacou também a carreira longa e de enorme proximidade e de intimidade da actriz: “É como se todos a conhecessem e talvez essa seja também uma marca distintiva. Não é só o dom que tinha de facto e o talento como actriz, é também essa proximidade e essa intimidade”.

Eunice Muñoz morreu esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, segundo avançou o filho da actriz, tendo completado em Novembro 80 anos de carreira.

Em Abril do ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

Sugerir correcção
Comentar