Em 2022, Governo vai gastar menos com o desporto do que em 2019

Executivo pretende afirmar Portugal no contexto desportivo internacional mas vai gastar menos dinheiro no sector do que há três anos.

Foto
Governo quer colocar Portugal entre os 15 países europeus com cidadão mais activos Reuters/ALEKSANDRA SZMIGIEL

O Governo fixou em 43,1 milhões de euros o valor da despesa no sector do desporto para este ano, segundo o relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado (OE2022), entregue nesta quarta-feira na Assembleia da República.

O montante representa um aumento de 3,1 milhões de euros em relação a 2021 e de 2,1 milhões de euros face a 2020, dois anos muito marcados pela pandemia de covid-19, mas é inferior em 6,9 milhões de euros ao orçamentado em 2019.

“O Governo vai continuar a potenciar o contributo do desporto, concentrando a sua actuação em dois objectivos estratégicos principais: afirmar Portugal no contexto desportivo internacional e colocar o país no lote das 15 nações europeias com cidadãos fisicamente mais activos, na próxima década”, lê-se no Programa do Governo divulgado no início do mês.

O ministro das Finanças entregou hoje no parlamento a proposta de OE2022 que mantém a economia numa rota de recuperação, ao mesmo tempo que procura mitigar os impactos da escalada de preços devido à guerra na Ucrânia.

Sugerir correcção
Comentar