Festival Temps d’Images regressa a Lisboa na 20.ª edição

Festival multidisciplinar acontece entre 5 de Maio e 19 de Junho e apresenta quatro peças em estreia absoluta.

Actriz Leonor Cabral estreia "Ciclone" na BlackBox do Centro Cultural de Belém
Fotogaleria
Actriz Leonor Cabral estreia "Ciclone" na BlackBox do Centro Cultural de Belém TUNA
"DeGELO - Diamante Bruto", de João Bento na Appleton
Fotogaleria
"DeGELO - Diamante Bruto", de João Bento na Appleton João Bento
"Para acabar com o julgamento de deus" junta Jenna Thiam, Catarina Rôlo Salgueiro e Surma no Teatro do Bairro Alto
Fotogaleria
"Para acabar com o julgamento de deus" junta Jenna Thiam, Catarina Rôlo Salgueiro e Surma no Teatro do Bairro Alto Daniela Gandra

O festival Temps d'Images, que cumpre este ano a 20.ª edição, regressa a Lisboa em dois momentos, em Maio e no Outono, “com obras que explicam o cruzamento entre a arte ao vivo e a imagem”, anunciou esta quarta-feira a organização. O primeiro momento deste festival multidisciplinar acontece entre 5 de Maio e 19 de Junho e, de acordo com a organização, “apresenta seis peças, quatro das quais em estreia absoluta”.

A 20.ª edição do Temps d'Images arranca em 5 de Maio com a estreia em Lisboa, na Appleton, de DeGELO - Diamante Bruto, com criação e direcção artística e conceito de João Bento. A obra, com a qual o artista “pretende dar voz a uma causa fundamental, a preservação do planeta através da consciencialização para a importância da água”, poderá ser vista até 12 de Maio.

Entre 19 e 22 de Maio, o Teatro Meridional acolhe a estreia de Documentário, do colectivo SillySeason (Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva e Ricardo Teixeira).

Em 26 e 27 de Maio, a actriz Leonor Cabral estreia na BlackBox do Centro Cultural de Belém Ciclone ("a partir dos diários meteorológicos do artista norte-americano Henry Darger, investiga a ascendência da condição meteorológica sobre a condição humana: o desejo de transformar, de criar ordem no caos, de procurar novas realidades”.

Também em estreia Mas onde está a espada?, de Isadora Alves, um trabalho site-specific “que examina o fenómeno do canto, milagre arquitectónico, seguindo a tradição das Corner Pieces tais como as de Joseph Beuys ou Bruce Nauman”, como s epode ler no comunicado divulgado pelo festival - apresentações nos dias 27 e 28 de Maio no Parque do Vale do Silêncio e no Alvito.

Para acabar com o julgamento de deus, mais uma estreia, que junta Jenna Thiam, Catarina Rôlo Salgueiro e Surma e pode ser vista entre 3 e 5 de Junho no Teatro do Bairro Alto (TBA). Este espectáculo é uma “emissão de rádio e experiência sensorial”, a partir da obra-testamento de Antonin Artaud. “Este poema radiofónico foi censurado na véspera da sua difusão, a 1 de Fevereiro de 1948; Artaud morreu um mês depois, deixando um legado de cartas que demonstram como se sentiu traído e incompreendido ao longo da vida. E 74 anos mais tarde, a figura do poeta maldito encontrou justiça e o seu génio incontestado plana sobre quem quer fazer e, como ele, transcender o teatro”, recorda a organização do festival.

O primeiro momento desta edição do Temps d'Images encerra com Anima, de Pedro Baptista, que terá apresentações no CAL-Centro de Artes de Lisboa, entre 16 e 19 de Junho.

O Temps d'Images é uma produção DuplaCena/Horta Seca, financiado pela Direcção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar