De Alberto Manguel a Carlos Moedas, a cada um o seu José Saramago

Na primeira das Conferências do Nobel, não foi apenas o palestrante Alberto Manguel que se mostrou leitor atento do autor de Memorial do Convento. Até ao final do ano, o escritor da Azinhaga do Ribatejo e a sua obra serão celebrados no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa.

#MVR Matilde Fieschi - O ciclo Conferências do Nobel, uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação José Saramago que integra o programa do Centenário. Nesta primeira sessão, Alberto Manguel, o curador da iniciativa, falará sobre os “mitos modernos criados por José Saramago nos seus romances" - Câmara Municipal de Lisboa-  Alberto Manguel -05 de Abril de 2022
Fotogaleria
Alberto Manguel é também o curador das "Conferências do Nobel" MATILDE FIESCHI
#MVR Matilde Fieschi - O ciclo Conferências do Nobel, uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação José Saramago que integra o programa do Centenário. Nesta primeira sessão, Alberto Manguel, o curador da iniciativa, falará sobre os “mitos modernos criados por José Saramago nos seus romances" - Câmara Municipal de Lisboa- Pilar del Río, Carlos Moedas, João Ferreira, Alberto Manguel -05 de Abril de 2022
Fotogaleria
Alberto Manguel durante a palestra MATILDE FIESCHI

Diferentes leitores criam diferentes histórias a partir do mesmo livro. Foi isso que Jorge Luis Borges defendeu no seu conto Pierre Menard, autor do Quixote; foi isso que Alberto Manguel explicou na primeira das Conferências do Nobel, incluídas nas comemorações do Centenário de José Saramago. E foi isso que ficou provado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa, ao final da tarde de segunda-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários