Opositor russo que condenou ofensiva militar detido em Moscovo

Vladimir Kara-Murza é crítico da guerra na Ucrânia e do “apagão total” de informações a que os russos foram submetidos desde o início do conflito.

Foto
Vladimir Kara-Murza Jindrich Nosek

O opositor russo Vladimir Kara-Murza, que condenou a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia, foi detido esta segunda-feira pelas forças policiais em Moscovo, informou o seu advogado, Vadim Prokhorov.

“Soube há dez minutos”, disse Vadim Prokhorov à agência de notícias independente russa Interfax.

A detenção à porta da sua casa foi confirmada no Twitter pelo opositor Iliá Yashin, que disse desconhecer o motivo.

Vladimir Kara-Murza, de 40 anos, tem sido muito crítico daquilo que é conhecido na Rússia como uma “operação militar especial” na Ucrânia, que considera totalmente injustificada.

O opositor do Kremlin também criticou o “apagão total” de informações a que os russos foram submetidos desde o início do conflito, ao qual ser acrescenta a lei que proíbe a divulgação de “notícias falsas” sobre o Exército russo com até 15 anos de prisão.

Na ocasião, Vladimir Kara-Murza exigiu a abertura de um processo criminal pelas intoxicações que sofreu em 2015 e 2017 depois de a mesma equipa que envenenou o líder da oposição, Alexei Navalny, o ter tentado assassinar.

Uma investigação independente revelou que a equipa de especialistas em armas químicas e medicina do Serviço Federal de Segurança russo (antigo KGB), alegadamente implicada no envenenamento de Alexei Navalny em 2020, também perseguiu Vladimir Kara-Murza.

Sugerir correcção
Comentar