A vida entre a euforia, a depressão e a aceitação. “A doença bipolar está sempre à espreita”

Muitas vezes confundida com oscilações repentinas de humor, a doença bipolar é na verdade uma doença crónica com estados alternados de euforia ou de depressão prolongados no tempo. José, Dora, Delfim e Carla receberam este diagnóstico. Actualmente estão compensados, mantêm um tratamento, e querem mostrar que é possível “ter uma vida completamente normal”.

Foto
José Torres, que tem diagnóstico de doença bipolar, fala abertamente com o objectivo de desmistificar o transtorno Matilde Fieschi

“Para cuidar da minha mãe rebentei completamente comigo, não dormia.” Há 17 anos, José Torres foi diagnosticado com doença bipolar e é com estas palavras que começa por descrever aquele que seria o início de um caminho sinuoso, ora num sofrimento extremo, ora num estado neutro, mas sem nunca chegar à fase da alegria, à euforia. Começa logo por dizer que faz parte do grupo raro de pessoas em que a doença só se manifesta depois dos 50, “geralmente é à volta dos 20 e tal, 30 anos”, explica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários