Um fantasma agita a França: poderá a extrema-direita chegar ao Eliseu?

O mal-estar na sociedade francesa é profundo. Em Nord-Pas-de-Calais, a região empobrecida do Norte, oscila-se entre a cólera e o cansaço. O caldeirão é perigosíssimo e são cada vez mais os que receiam que possa conduzir Le Pen ao poder.

Foto
Cartaz de Marine Le Pen em Lille

Num carro partilhado, Leo Maurice, um jovem de Lille que trabalha na área cultural, conheceu um rapaz de 23 anos, “muito à esquerda”, com o qual discutiu, durante o tempo da viagem, a situação política francesa e as eleições presidenciais, cuja primeira volta acontece neste domingo. Depois de contar que iria votar pelo candidato da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, na primeira volta, o rapaz confidenciou a Leo que na segunda volta, no dia 24, se o duelo for entre o actual Presidente, Emmanuel Macron, e a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, ele, apesar de profundamente de esquerda, votará em Le Pen. “É bizarro, apesar de tudo”, comenta Leo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 47 comentários