Espanha celebra progressos “históricos” nas relações com Marrocos, mas falta pôr muito por escrito

Mohamed VI e Sánchez selam reconciliação em Rabat, onde o primeiro-ministro foi convidado de honra de um iftar. Do ponto de vista de Madrid, a viragem sobre o Sara Ocidental começa a dar frutos.

Foto
Sánchez e Mohamed VI no Palácio Real de Rabat Reuters/MONCLOA

Faltam as palavras “respeito pela integridade territorial” de Espanha no comunicado conjunto saído do encontro entre Mohamed VI e Pedro Sánchez, mas os diplomatas que acompanharam o chefe de Governo a Rabat preferem sublinhar o “reconhecimento histórico” que, a seu ver, constitui o facto de Marrocos aceitar alfândegas em Ceuta – na prática, dizem, isso significa que está a dar passos no sentido de aceitar a soberania espanhola das cidades europeias encravadas no território do país do Norte de África. Mas a verdade é que a aceitação por parte de Marrocos dos controlos alfandegários em Ceuta e Melilla também não ficou por escrito.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar