Uma prova inesquecível de sete vintages de 1945, a colheita da esperança

O médico Flávio Alves tem uma quase platónica paixão pelo vinho do Porto e possui uma das mais exclusivas e valiosas colecções deste fortificado. Não gosta de beber sozinho, pelo que organizou uma prova memorável onde se provaram vinhos memoráveis.

Foto
Flávio Alves, médico, o maior coleccionador de vinhos do Porto - Garrafa Porto Vintage Quinta do Noval 1931 Nelson Garrido

No estertor da Segunda Guerra Mundial, depois de ascenderam ao “ninho da águia”, o refúgio de Hitler nos Alpes, soldados ingleses e franceses sentaram-se à mesa e fizeram uma bela refeição com alguns dos grandes vinhos que descobriram na garrafeira do líder nazi. Não era para menos. O que fica da vida é mesmo uma colecção de memórias e aquele episódio não foi esquecido porque algumas das lembranças mais impressivas envolvem partilhas de vinho, “a coisa mais civilizada do mundo”, como diria Hemingway. Há um médico oftalmologista de Santa Maria da Feira, Flávio Alves, que sabe bem o que isto significa. Este texto é sobre uma memorável prova de Porto Vintage de 1945 que organizou no passado dia 2 de Abril.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários