Supremo do Paquistão impõe derrota ao primeiro-ministro e abre caminho ao seu derrube

Opositores podem agora votar moção de censura que deverá levar um Sharif de regresso ao poder, pelo menos até 2023, quando estão previstas novas eleições.

Foto
Shehbaz Sharif durante a audiência do Supremo Tribunal do Paquistão EPA/SOHAIL SHAHZAD

O processo que permitiu ao primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, evitar uma moção de censura, dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleições antecipadas é inconstitucional, declarou esta quinta-feira o Supremo Tribunal do país. Ao anular a decisão de não levar a votos a moção de censura apresentada pela oposição, os juízes cancelam as decisões que daí resultaram, considerando ilegal o anúncio de novas eleições e anulando a dissolução do Parlamento. A moção será agora votada no sábado, quando previsivelmente Khan será afastado.

No último domingo, depois de se tornar evidente que a oposição reunira a maioria necessária (172 voto) para derrubar Khan, o vice-presidente da Assembleia, Qasim Suri (um fiel de Khan), recusou submeter a moção de censura a votação, afirmando que o texto era “contrário à Constituição”. Em protesto, muitos deputados da oposição recusaram abandonar a Câmara.

Em simultâneo, Khan pedia na televisão nacional que a Assembleia fosse dissolvida, o que o Presidente da República, Arif Alvi (seu aliado), ordenaria horas depois, abrindo caminho à marcação de eleições antecipadas. “Esta data será lembrada como um dia sombrio na história constitucional do Paquistão”, afirmou Shehbaz Sharif, líder da Liga Muçulmana do Paquistão (PML-N) e da oposição, o provável sucessor de Khan se a moção de censura for bem-sucedida.

A oposição acusou o primeiro-ministro de traição e recorreu para o Supremo Tribunal, onde os advogados de Khan argumentaram que os juízes não tinham jurisdição para intervir nos assuntos parlamentares.

Khan descrevera a moção como parte de uma “conspiração externa” para o retirar do poder – acusa Washington de o querer ver fora de cena por causa das suas políticas “independentes” e da sua proximidade à Rússia e à China –, enquanto a oposição lhe aponta uma gestão económica danosa e incompetência política.

Independentemente das teorias do antigo campeão de críquete eleito em 2018, a verdade é que a oposição mantém a maioria para forçar o seu derrube, depois de vários membros do seu próprio Movimento pela Justiça do Paquistão (TPI) e de um pequeno partido, seu parceiro de coligação, terem desertado. A confirmar-se a vitória parlamentar da oposição, isso deverá assinalar o regresso ao poder da PML-N e da família Sharif, que dominou a política paquistanesa nos anos que antecederam a eleição de Khan. Shehbaz Sharif é irmão de Nawaz Sharif, o primeiro-ministro destituído pelo Supremo Tribunal e condenado a dez anos de prisão por corrupção.

“O veredicto do Supremo Tribunal não salvaguarda apenas a Constituição, mas o Paquistão”, congratulou-se Shehbaz Sharif à saída do tribunal. Ao contrário dos líderes da oposição, Khan não esteve presente na audiência e não reagiu à decisão nas horas que se seguiram ao anúncio, feito quando eram já perto das 22h no Paquistão.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários