Abel Ferreira entra a ganhar na defesa do título da Libertadores

O Palmeiras foi uma das três equipas orientadas por treinadores portugueses em acção na noite de quarta-feira que somaram vitórias nos respectivos jogos da principal competição de futebol sul-americana de clubes.

Foto
Rafael Navarro festeja um dos seus dois golos pelo Palmeiras Reuters/MANAURE QUINTERO

O Palmeiras, de Abel Ferreira, o Independiente del Valle, de Renato Paiva, e o Talleres de Córdoba, de Pedro Caixinha, entraram na quarta-feira a ganhar na fase de grupos da edição 2022 da Taça Libertadores em futebol.

A equipa de Abel Ferreira, que não esteve no banco, a cumprir um jogo de suspensão após expulsão na Recopa sul-americana, foi a San Cristóbal vencer o Deportivo Táchira por 4-0, em jogo do Grupo A, apesar de sete mudanças na equipa em relação ao último jogo.

Os campeões paulistas adiantaram-se no marcador logo aos oito minutos, por Dudu, e ao intervalo já venciam por 2-0, depois de um golo de Raphael Veiga, aos 35’.

Para a segunda parte, o técnico luso trocou Gabriel Veron por Rafael Navarro, ex-jogador do Botafogo, e este respondeu com dois golos, aos 48 e 54 minutos. O Palmeiras ainda acabou com 10, face à expulsão de Jailson, aos 72’.

João Martins, adjunto de Abel Ferreira, sublinhou que a preparação do jogo foi complicada: depois de a equipa ter jogado domingo a final do campeonato paulista, também com vitória por 4-0 sobre o São Paulo, teve de viajar para a Venezuela.

“Este jogo era muito complicado de preparar, tivemos um jogo decisivo no domingo, sabíamos da dificuldade que iríamos passar. Os jogadores tiveram um comportamento bom desde o primeiro segundo. É muito importante iniciar bem a competição, principalmente nos jogos fora de casa. Tivemos de treinar às 7 horas de terça-feira, a viagem durou 9 horas”, sublinhou.

Em Belo Horizonte, em encontro do Grupo D e frente ao Atlético de Minas Gerais, o Independiente del Valle marcou logo aos 12 minutos, por intermédio de Junior Sornoza, mas só tranquilizou aos 90+5, quando o suplente Billy Arce, entrado aos 74’, apontou o segundo golo.

Na classificação do agrupamento, os equatorianos repartem a liderança com o Atlético Mineiro, o campeão brasileiro em título, que venceu por 2-0 o Tolima, na Colômbia, com golos do argentino Ignacio Fernández (45+1 minutos) e Tchê Tchê (80).

Por seu lado, o Talleres ganhou aos chilenos do Universidade Católica com um golo solitário de Hector Fertoli, apontado aos 24 minutos, em jogo do Grupo H.

Os argentinos seguem no segundo lugar da classificação, com os mesmos três pontos do líder Flamengo, de Paulo Sousa, que na terça-feira ganhou por 2-0 no terreno dos peruanos do Sporting Cristal (marcaram Bruno Henrique e Matheuzinho).

Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar