Da “desnazificação” passou-se para a “desucranização” — o que está a acontecer “é um genocídio”

O professor da Universidade Johns Hopkins diz que a Rússia está a cometer um genocídio na Ucrânia. Eugene Finkel refere que os russos foram surpreendidos pela resistência ucraniana e teme que Bucha não seja apenas um acto isolado.

Foto
Cemitério em Bucha Miguel Manso

Eugene Finkel é professor na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos da América. Nasceu em Lviv, na zona mais ocidental da Ucrânia, e especializou-se em estudos relacionados com o genocídio e o Holocausto. Ao PÚBLICO, o cientista político diz que a situação na Ucrânia evoluiu para um genocídio e admite que o mote das forças russas já não passa pela desnazificação da Ucrânia. “O objectivo principal, de acordo com mensagens de altas figuras nos principais meios de Moscovo, é a destruição completa da identidade ucraniana e do povo ucraniano”, ou seja, “uma ‘desucranização'”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 54 comentários