Viseu está mais doce este fim-de-semana: uma celebração da doçaria nos claustros da pousada

Esticadinhos de Mangualde, Cavacas da Adozinda de Resende, Castanhas de ovos, Bolo podre de Castro Daire... Não faltam atracções na nova edição de Viseu Doce, dias 9 e 10 de Abril nos claustros da Pousada de Viseu.

docaria,pascoa,viseu,lazer,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
Castanhas de ovos VISIT VISEU
docaria,pascoa,viseu,lazer,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
Pastéis de feijão VISIT VISEU
docaria,pascoa,viseu,lazer,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
Filhós de mel VISIT VISEU
docaria,pascoa,viseu,lazer,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
Cavacas da Casa Adozinda dr

Viseu redobra a aposta na sua doçaria com uma nova edição do certame mais doce do ano. É precisamente o regresso do Viseu Doce, este fim-de-semana, e são esperadas milhares de pessoas, tal como na edição de estreia do evento, em 2019.

A pandemia não permitiu o regresso atempado, mas agora sim, estará tudo a postos para acolher o 2º Viseu Doce nos claustros da Pousada de Viseu. “Todos pretendemos que seja relançada, com todos os cuidados necessários, a actividade económica, porque ela não pode parar”, disse, a propósito, Gualter Mirandez, presidente da Associação Comercial do Distrito, em conferência de imprensa.

Entre os cabeças-de-cartaz estão “os esticadinhos de Mangualde e as cavacas da Adozinda de Resende, que na primeira edição esgotaram no primeiro dia. O pastel de feijão e as castanhas de ovos de Viseu têm também presença reservada, assim como o bolo podre de Castro Daire, “outro dos sucessos da última edição, que também esgotou”.

“É importante dedicarmos dois dias a esta mostra, porque estamos a divulgar os nossos produtos, porque Viseu, e Viseu região, é também um destino gastronómico de excelência, e nesta altura o destaque são os doces”, comentou, por seu lado, a vereadora da Cultura, Leonor Barata.

Foto
Viseu Doce decorre na Pousada de Viseu dr

Além de “algumas das iguarias do território, é possível provar alguns vinhos da região”, destacou a responsável: estarão presentes doze casas com pergaminhos na doçaria e cinco produtores de vinhos do Dão.

Em paralelo, há musica: no sábado, a primeira convidada é uma cantora lírica ucraniana Mayya Rud (15h) e, às 17h, tocam os Gin Sónico. No domingo, é a vez do grupo Livro Aberto e no final do dia, Xô Torres.

No sábado, Viseu Doce pode ser provado das 14h30 às 19h; no domingo das 11h às 18h.

Sugerir correcção
Comentar