Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso amarelo devido ao frio

Faro, a costa Norte da Madeira e Porto Santo vão estar igualmente sob aviso amarelo, mas devido à agitação marítima. Para as regiões montanhosas do arquipélago estão previstos ventos fortes.

Foto
Adriano Miranda

Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão esta segunda e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, com persistência de valores baixos da temperatura mínima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo para estes três distritos vai estar em vigor até às 9h de terça-feira. Na Guarda o termómetro deve registar uma mínima de quatro graus negativos, segundo as previsões, em Bragança -2 e em Vila Real -1.

O frio vai-se sentir um pouco por todo o país, ainda que de forma menos intensa. O IPMA prevê zero graus de mínima para Viseu, Castelo Branco dois, Portalegre três. Para Braga e Viana do Castelo prevê-se uma mínima de quatro e para Coimbra cinco graus. Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre os oito e os 16 graus, mas devido ao vento a sensação térmica vai-se manter entre os 11 e os 13 graus na maior parte do dia. No Porto, a mínima prevista fica-se pelos seis graus e a máxima pelos 16, mas a sensação térmica também será inferior. Mesmo assim, entre as 15h e as 18h, deverão sentir-se 14 graus, mais do que em Lisboa.

Para esta terça-feira está prevista para a capital uma subida da mínima e uma descida da máxima, com temperaturas que devem variar entre os dez e os 15 graus. Já no Porto, o fenómeno é inverso: desce a mínima (cinco graus) e sobe a máxima (17 graus).

O IPMA colocou também o distrito de Faro sob aviso amarelo até às 15h de terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com dois a três metros.

Por causa da agitação marítima, o IPMA emitiu também um aviso amarelo para a costa norte da Madeira e o Porto Santo, prevendo-se ondas de norte com quatro a 4,5 metros, até às 18h desta segunda-feira.

As regiões montanhosas da ilha da Madeira estão igualmente sob aviso amarelo até às 12h desta segunda-feira devido à previsão de vento forte do quadrante Norte, com rajadas até 95 quilómetros por hora.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas actividades.

Sugerir correcção
Comentar