“Protecção” das taxas fixas no crédito à habitação tem pouco peso em Portugal

Taxas fixas desceram significativamente nos últimos anos, mas deverão começar a subir, à boleia das Euribor. Boa parte dos particulares é encaminhada, neste segmento, para taxas de curto prazo, o que não é necessariamente bom.

Foto
Taxas Euribor estão a subir, agravando o custo com empréstimos à habitação NFS Nuno Ferreira Santos

Há milhares de famílias portuguesas que ficam apreensivas com as notícias de subida das taxas Euribor e um número bem mais reduzido de outras para quem essa subida não tem qualquer impacto no seu orçamento. E isso acontece porque a grande maioria das compras de habitação em Portugal com recurso a crédito continua a ter por base uma taxa variável, isto é, associado às Euribor, há vários anos em valores negativos, mas que já inverteram esse caminho. A opção pelas taxas fixas — mais altas do que as variáveis, mas que não estão sujeitas a variações do mercado — não tem merecido uma grande preferência dos portugueses, que têm aproveitado pouco o facto de estas também se encontrarem em valores historicamente baixos, embora sempre em valores positivos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar