Médicos ucranianos refugiados têm de fazer as mesmas provas que os restantes candidatos para aceder à profissão

Processo inicia-se em Novembro e até estar concluído são cerca de nove meses. Para se poderem inscrever na Ordem dos Médicos, têm de ter o curso reconhecido por uma escola médica, o que significa que não poderão começar a exercer medicina em Portugal imediatamente.

Foto
O processo de reconhecimento do curso demora cerca de nove meses BENOIT TESSIER

Os médicos ucranianos refugiados vão ter de passar por um processo de reconhecimento do curso semelhante ao aplicado aos restantes médicos estrangeiros cujos cursos não têm reconhecimento automático, explica o presidente do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas. O processo, que se realiza anualmente, inicia-se em Novembro deste ano e até estar concluído são cerca de nove meses, caso os candidatos não chumbem em nenhuma das provas. Só depois podem inscrever-se na Ordem dos Médicos, o que significa que não poderão começar a exercer medicina em Portugal imediatamente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários