Fladgate Partnership abre seis “hotéis” para insectos nas vinhas: são “fundamentais para um ambiente saudável”

Foto
Os insectos dão uma ajuda quando as pragas atacam as culturas e são indispensáveis na polinização Rui Oliveira

A The Fladgate Partnership abre nesta Primavera seis “hotéis” para insectos nas vinhas implantadas nas quintas no Douro, considerando que a atracção destes animais invertebrados “é fundamental” para um ambiente saudável, anunciou a empresa.

O grupo produtor de vinho disse, em comunicado, que os abrigos para insectos estão localizados nas quintas que já possuem centros de visita abertos aos turistas e em propriedades onde a empresa tem uma plantação de vinha “significativa”.

Estes pequenos espaços de cinco andares, construídos com recurso a materiais naturais, como madeira e terracota, concentram-se principalmente nas propriedades perto da vila do Pinhão, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, e vão “reforçar as credenciais ambientais” do grupo The Fladgate Partnership.

Os insectos dão uma ajuda quando as pragas atacam as culturas e são indispensáveis na polinização, que aumenta a produção de frutos e sementes.

“Cada propriedade deve atrair uma grande variedade de insectos, o que é fundamental para um ambiente saudável”, referiu a empresa em comunicado.

Este é também um projecto que está a ser lançado em conjunto com a Fundação The Porto Protocol, uma organização sem fins lucrativos, fundada pela Taylor's.

“Observamos um alto nível de procura por este tipo de alojamento começando na Primavera e durante o Verão. E, à medida que o tempo aquece e a diversidade de plantas começa a florescer, o majestoso vale do Douro torna-se num local ainda mais atractivo”, disse Adrian Bridge, presidente executivo (CEO) da The Fladgate Partnership, citado no comunicado.

Por sua vez, o arquitecto Victor Miranda explicou que a “decisão de usar produtos naturais melhora a experiência dos ocupantes e garantirá que desfrutem de uma estadia muito mais agradável e autêntica do que seria alcançado com quaisquer materiais sintéticos”. “Optámos também por evitar o uso de revestimentos de superfície que possam interferir no conforto” dos insectos, acrescentou.

Os membros da Fundação The Porto Protocol estão unidos pelo compromisso de dar uma maior contribuição para a mitigação das alterações climáticas. Nascida na indústria do vinho e espalhada por toda a sua cadeia de valor, a Porto Protocol foi criada sob “a crença de que, se os sucessos e experiências forem partilhados, a resposta às alterações climáticas será mais rápida e mais eficaz”.

A The Fladgate Partnership possui negócios no vinho do Porto, turismo e distribuição. A empresa fundadora do grupo é a Taylor's, detendo ainda as casas de vinho do Porto Fonseca, Croft e Krohn.

Sugerir correcção
Comentar