Chineses e franceses comprometem-se a instalar fábrica de comboios em Portugal

No âmbito da venda de 117 comboios à CP, a CRRCL diz: “Portugal apresenta condições únicas para o desenvolvimento da nossa actividade industrial”. Por seu lado, garante a Alstom: “Está no nosso ADN assumirmos um forte compromisso industrial nos países onde actuamos”.

Foto
Dos seis concorrentes contactados pelo PÚBLICO acerca das suas propostas para a venda de 117 comboios à CP, só três responderam. Paulo Pimenta

Com que comboios vão concorrer em Portugal? Qual o grau de incorporação nacional no projecto? O que vos distingue da concorrência? O PÚBLICO contactou as empresas Alstom, CAF, CRRC, Hitachi, Siemens/Talgo e Stadler – participantes no concurso da CP para fornecimento de material circulante – e quis saber quais são as suas propostas para a ferrovia nacional, mas só três responderam e só dois assumiram uma intenção implícita de estabelecer uma fábrica de comboios em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 44 comentários