Morreu João Ferreira Diniz, ex-médico condenado no processo Casa Pia

Ferreira Diniz, que foi expulso da Ordem dos Médicos há menos de duas semanas, morreu no passado domingo, em Lisboa.

Foto
João Ferreira Diniz tinha 67 anos Rui Gaudêncio

João Ferreira Diniz, o ex-médico que havia sido condenado por abuso sexual no processo Casa Pia em 2010, morreu na madrugada do passado domingo, em casa, de doença prolongada, confirmou ao PÚBLICO a advogada do ex-médico, Rute Serôdio, sem dar mais detalhes.

Ferreira Diniz foi um dos arguidos condenados no processo Casa Pia. O tribunal condenou-o a sete anos de prisão (cumpriu 16 meses de prisão preventiva), por abuso sexual de menores.

Além de Ferreira Diniz, foram também condenados a penas de prisão efectiva o ex-apresentador de televisão Carlos Cruz, o ex-embaixador Jorge Ritto, o ex-provedor da Casa Pia Manuel Abrantes e o antigo motorista da Casa Pia Carlos Silvino.

O advogado Hugo Marçal foi também condenado a seis anos e meio de prisão e esteve cinco meses em prisão preventiva, pelos crimes cometidos na Casa de Elvas.

Na repetição do julgamento, no que se refere aos crimes na Casa de Elvas, o tribunal entendeu absolvê-lo, assim como a Gertrudes Nunes, dona da residência.

No dia 13 Fevereiro de 2014, o médico João Ferreira Diniz abandonou o Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra, para cumprir em casa o resto da pena do processo Casa Pia, numa altura em que já se debatia com problemas de saúde.

A libertação nesse dia de Ferreira Diniz ocorreu depois de o Tribunal de Execução de Penas de Lisboa ter autorizado a sua ida para casa, com pulseira electrónica.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários