Utentes e SNS já pouparam este ano 106 milhões com genéricos. Subida de custos pode levar à saída de medicamentos do mercado

Indústria está preocupada com o impacto que a escalada dos custos pode ter no mercado. O problema agravou-se com a pandemia e a guerra na Ucrânia veio provocar a “tempestade perfeita”, diz a presidente da Apogen, que afirma que é essencial que o Ministério da Economia olhe para este sector como prioritário.

Foto
A presidente da Apogen, Maria do Carmo Neves Daniel Rocha

Desde 1 de Janeiro até à última sexta-feira, a venda de medicamentos genéricos nas farmácias já permitiu ao SNS e aos utentes pouparem 106 milhões de euros, segundo dados da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (Apogen). Mas o sector está preocupado com o impacto que a escalada dos custos na produção e distribuição dos medicamentos pode ter no mercado, levando ao desaparecimento de alguns produtos. O problema não é novo, agravou-se com a pandemia e a guerra na Ucrânia veio provocar a “tempestade perfeita”, diz a presidente da Apogen, que afirma que é essencial que o Ministério da Economia olhe para este sector como prioritário.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários