Poeiras do Sara regressam a Portugal entre quinta e sexta-feira

O episódio, que se verifica pela segunda vez este mês, será menos acentuado do que o anterior. De acordo com o IPMA, a circulação de poeiras esta semana deve-se à existência de uma “depressão localizada a sudoeste do país”, que se irá deslocar para leste.

Foto
Prevê-se que a circulação de poeiras já não se registe no sábado Rui Gaudencio

O país será novamente atingido por poeiras do Sara esta quinta e sexta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)​. Este episódio irá verificar-se pela segunda vez este mês, mas “não se espera que seja semelhante ao anterior”, sendo “menos acentuado”.

O IPMA esclarece que “será um episódio habitual, quando há este tipo de circulação na atmosfera”, referindo-se à circulação marcada por uma “depressão localizada a sudoeste” do território português. Segundo a previsão, a depressão irá deslocar-se para leste e, por esse motivo, no sábado, a circulação de poeiras não se irá registar ou estas estarão já “muitos dissipadas”.

O Programa de Observação da Terra da União Europeia, Copernicus, divulgou na sua página do Twitter que “mais uma tempestade de poeiras do Sara deverá chegar à bacia do Mediterrâneo nos próximos dias”.

Há cerca de uma semana a tempestade Célia chegou a Portugal e empurrou para a península poeiras vindas do Norte de África. Como consequência, registou-se uma mudança na qualidade do ar, levando a que a Sociedade de Pneumologia aconselhasse aos asmáticos o reforço da terapêutica SOS.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários