Árvores sem Raízes: Eduardo Costa Pinto passeia por Arroios na companhia de Mário Alves

O podcast Antecâmara é um dos parceiros da Rede PÚBLICO.

podcast-antecamara,arroios,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
O percurso de Eduardo Costa Pinto e Mário Alves em Árvores sem Raízes
podcast-antecamara,arroios,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
podcast-antecamara,arroios,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
podcast-antecamara,arroios,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria

Antecâmara é um podcast parceiro da Rede PÚBLICO que reúne episódios marcantes dos programas da Rádio Antecâmara.

Neste episódio, voltamos a receber Árvores sem raízes, um programa que tem por base duas premissas: a primeira, de que as sociedades contemporâneas vivem hoje menos ligadas aos lugares que habitam e ao seu entorno, gerando por isso um novo tipo de cultura, aquilo a que Luc Ferry designa por “civilização do desenraizamento”; a segunda premissa relaciona-se com a primeira na medida em que este desenraizamento remete-nos para uma separação mais antiga, entre fenómeno natural e mitologia, o “paradigma ocidental moderno clássico” - “classic modern western paradigm” -, nas palavras de Augustin Berque.

Foto

Em sentido contrário, propomos a construção de percursos pela cidade de Lisboa, físicos e imaginados, e previamente definidos, realizados na companhia de um ou mais convidados. Ao longo desses percursos - com “471 metros de duração” - falaremos sobre a construção da paisagem contemporânea e da relação do nosso imaginário colectivo com os lugares que habitamos, do modo como transformamos esses lugares e como os lugares nos transformam a nós.

Neste episódio de Árvores sem Raízes, o anfitrião Eduardo Costa Pinto passeia por Arroios na companhia de Mário Alves, especialista em mobilidade e transportes, caminhando em forma de manifesto político e conversando sobre o passado, presente e o futuro da mobilidade na cidade de Lisboa.

Foto

Árvores sem Raízes é um programa mensal de Eduardo Costa Pinto, arquitecto paisagista e investigador independente. Com Frederico Vital Soares, Eduardo desenvolve projectos no atelier Get Out - Arquitectura Paisagista. É ainda curador e co-autor dos projectos Sete Círculos / Seven Circles e O Mais Comprido Museu do Mundo, com o arquitecto Pedro Campos Costa.


Rádio Antecâmara é um lugar de encontro heterogéneo e curioso, com uma programação diversa que junta arquitectos, curadores, jornalistas e membros da comunidade para expandir as noções sobre a complexidade urbana e questionar os formatos da arquitectura. Um projecto com curadoria do arquitecto Pedro Campos Costa.

Segue o podcast Antecâmara no site do PÚBLICO ou no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcast.

Conhece os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Se gostas de ouvir podcasts, subscreve gratuitamente a newsletter Subscrito, com novidades e recomendações para trazer nos ouvidos.

Sugerir correcção
Comentar