Empresário luso-angolano condenado a nove anos de prisão por desviar 900 milhões de dólares

Carlos São Vicente, o empresário casado com a filha de Agostinho Neto, tinha 900 milhões de dólares numa conta bancária na Suíça, que terão sido desviados do grupo angolano AAA.

Foto
Carlos São Vicente está preso desde Setembro de 2020 sob acusação de fraude fiscal, peculato e branqueamento de capitais AMPE ROGÉRIO/LUSA

O empresário luso-angolano Carlos de São Vicente foi condenado esta quinta-feira pelo Tribunal da Comarca de Luanda a nove anos de prisão efectiva e ao pagamento de uma indemnização de 500 milhões de dólares (454 milhões de euros), anunciou a defesa.

Carlos de São Vicente, marido de Irene Neto, filha do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, foi condenado pelos crimes de peculato e fraude fiscal, por ter desviado 900 milhões de dólares (817,5 milhões de dólares) da petrolífera Sonangol.

Enquanto presidente do grupo Angola Agora e Amanhã (AAA), uma companhia de seguros em que a Sonangol era a única accionista e que tinha o monopólio dos seguros sobre as actividades petrolíferas do país, São Vicente engendrou, segundo a acusação, “um esquema de apropriação ilegal de participações sociais” da triplo A, como era conhecida. Entre 2000 e 2016, o empresário conseguiu apropriar-se de quase 90% do grupo, com a Sonangol a ver a sua participação reduzida a 10%, sem ter “recebido qualquer benefício”, dizia também a acusação, citada pelo Novo Jornal.

O caso rebentou em Agosto de 2020, quando a Suíça congelou uma conta bancária de Carlos São Vicente com 900 milhões de dólares por suspeitas de branqueamento de capitais. A Justiça angolana informou então as autoridades helvéticas de que não corria nenhum processo contra o empresário em Luanda, mas cerca de um mês depois São Vicente era detido e os bens do grupo AAA eram arrestados. O caso ganhou então grandes proporções políticas e mediáticas, levando Irene Neto a queixar-se de que a sua família estava a ser alvo de “um massacre”.

O AAA foi um importante grupo empresarial angolano, que, além dos seguros petrolíferos, expandiu a sua actuação à hotelaria, até que em 2016 o então Presidente José Eduardo dos Santos reverteu esse privilégio devido a uma “gestão alegadamente não transparente”.

Carlos São Vicente está em prisão preventiva desde Setembro de 2020. A defesa anunciou que vai recorrer da sentença.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários