De sonho em sonho, muito mudou no emprego público

Em quase 48 anos de democracia, o emprego público sofreu grandes transformações. Os trabalhadores viram os seus direitos reforçados, a administração tornou-se mais qualificada, modernizou-se e assumiu um papel preponderante na economia e na sociedade.

Foto
Quando terminou o curso de Economia, Miguel Agrochão decidiu enveredar por uma carreira no sector público e aos 34 anos é dirigente superior Nuno Ferreira Santos

A Administração Pública de 1973, ano em que Rosária Janeira entrou como administrativa na Casa do Povo de uma aldeia do interior do país, era muito diferente da que Miguel Agrochão encontrou quando, em 2010, iniciou funções como técnico superior na secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros. Nas quatro décadas que separam estes dois momentos, o mundo do emprego público mudou, acompanhando a evolução que Portugal sofreu na transição da ditadura para a democracia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários