João Almeida vence quarta etapa da Volta à Catalunha

Português da UAE Emirates ocupa agora a segunda posição da geral, com o mesmo tempo do primeiro.

Foto
EPA/Toni Albir

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu nesta quinta-feira a quarta etapa da Volta à Catalunha, subindo ao segundo lugar da prova, com o mesmo tempo do líder, o colombiano Nairo Quintana (Arkea-Samsic).

Com a meta instalada numa contagem de montanha de primeira categoria, em Boí Taüll, a 166,7 quilómetros de La Seu d"Urgell, Almeida superiorizou-se num sprint a três e venceu em 4h20m27s.

O português terminou com o mesmo tempo de Quintana e do campeão colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), com o anterior líder, o australiano Ben O'Connor (AG2R Citroen), a ser 12.º, a 23 segundos

“Estou muito feliz. Estávamos a trabalhar muito há muito tempo, não estava a ser muito feliz nos últimos tempos. Hoje, tive um pouco de azar, com uma queda no início, por momentos estive fora [da corrida], mas estou muito feliz pela vitória e senti-me muito bem”, referiu Almeida.

Sobre a corrida, o português disse que estava a sentir-se “muito bem na última subida” e que esteve “sempre a controlar” o seu esforço. “Tínhamos o George [Bennett] na frente, o que me permitiu ir na roda. Depois, segui no meu ritmo e apenas sprintei para a vitória”, acrescentou.

Na geral, após a etapa-rainha, que teve três contagens de primeira categoria, Quintana tem o mesmo tempo de João Almeida e menos seis segundos despendidos do que o compatriota Higuita. “Ainda há algumas etapas duras pela frente [para lutar pela geral], especialmente a última, mas para já estamos contentes e depois pensaremos no futuro”, admitiu.

Rui Costa (UAE Emirates) terminou a tirada na 89.ª posição, a 14m26s, enquanto o seu companheiro de equipa Ivo Oliveira foi 137.º, a 23m08s. Na geral, Costa é 109.º, a 42m39s, e Oliveira está em 139.º, a 1h06m53s.

Na sexta-feira, corre-se a quinta etapa, uma longa ligação de 206,3 quilómetros, entre La Pobla de Segur e Vilanova i la Geltrú.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários