Guerra complica contas a Medina nas Finanças, mas ponto de partida de 2021 ajuda

Fernando Medina terá de lidar no novo OE com um cenário de dificuldades acrescidas, com mais inflação, menos crescimento, juros a subirem mais rapidamente e acréscimos das despesas com a transição energética e a defesa. O ponto de partida, um défice de 3% em 2021, é que é melhor do que o esperado.

Foto
Fernando Medina terá de voltar a apresentar uma proposta de OE para 2022 ao Parlamento Rui Gaudencio

Ainda sem a economia totalmente recuperada da pandemia, a nova liderança do Ministério das Finanças vai ter, logo nas primeiras semanas de mandato, de responder aos impactos orçamentais negativos que a nova crise gerada pela guerra na Ucrânia deverá trazer. O cumprimento das metas para o défice e para dívida anteriormente delineadas pode, no entanto, ficar facilitado pelo facto de o ponto de partida orçamental em 2021 ser muito melhor do que o esperado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários