Reino Unido e Irlanda formalizam candidatura ao Euro 2028

Turquia e Rússia manifestam, no último dia de submissão de propostas, intenção de entrar na corrida pela organização do torneio.

Foto
Reino Unido e República da Irlanda formalizam candidatura conjunta ao Euro 2028 EPA/VICKIE FLORES

Reino Unido e República da Irlanda confirmaram formalmente, nesta quarta-feira (último dia para a submissão de candidaturas junto da UEFA) a intenção de assumirem a organização conjunta da fase final do Campeonato da Europa de 2028. Rússia e Turquia estão, igualmente, na corrida. Resta saber até que ponto a suspensão decretada por FIFA e UEFA a clubes e selecções russos inviabilizará esta candidatura.

Entretanto, o comprometimento de Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e República da Irlanda – que inicialmente apontava à realização do Campeonato do Mundo de 2030, em concorrência à candidatura conjunta de Portugal e Espanha – parece assumir-se como a proposta mais sólida. Tanto, que Rússia e Turquia manifestaram, igualmente, a pretensão de receberem o Euro 2032, tendo como concorrente de peso a Itália.

O cumprimento das formalidades, com a entrega do caderno de encargos (sustentado num estudo sobre a viabilidade do projecto), foi anunciado através de comunicado oficial das respectivas federações do Reino Unido e pela Rep. Irlanda, prometendo “um torneio com estádios modernos e excelentes infra-estruturas”, o que os proponentes acreditam ser suficiente para que esta venha a ser “a parceria a ideal para o Euro 2028”.

O processo de candidaturas será efectivado no segundo trimestre de 2022 (a 5 de Abril será feito o anúncio das candidaturas), com a decisão final apontada para Setembro de 2023, segundo o calendário da UEFA.

Apesar do contexto geopolítico dominado pela invasão da Rússia à Ucrânia, a federação russa declarou interesse em organizar o Europeu de 2028 ou 2032. O comité executivo da federação russa de futebol “apoia a declaração de interesse” na organização dos torneios, aguardando-se a indispensável formalização.

Sugerir correcção
Comentar